moto.com.br

Publicidade:

Acontece

Bosch apresenta tecnologia e pesquisa sobre ABS para motos

25 de July de 2012
Compartilhe este conteúdo:

A empresa Bosch, instalada no país há 58 anos, produz sistemas ABS desde 2006 para os mercados automotivos da América Latina. Devido às altas taxas de acidentes de motociclistas, a empresa conduziu uma pesquisa para investigar a atitude e a conscientização dos motociclistas brasileiros e argentinos em relação a sistema de segurança de frenagem.

O resultado mostrou que o sistema ABS ainda não é amplamente disponibilizado e conhecido nos dois países. Entretanto, os motociclistas demonstraram grande interesse e demanda por informações. Com isso, a empresa investe em tecnologia para aumentar a segurança dos motociclistas.

“Atualmente cerca de 1% das motos vendidas no Brasil e na Argentina são equipadas com ABS. A partir do momento que houver uma demanda crescente para uso do ABS em motos na América Latina, que permita uma base inicial de produção com custos competitivos e preços atraentes, certamente a Bosch irá analisar a possibilidade de produzir o ABS para motos no Brasil”, afirma Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Bosch América Latina.

No ano de 2010 a Bosch iniciou a comercialização de um ABS desenvolvido exclusivamente para motos. Na última terça feira, dia 24 de julho, foi apresentado em Campinas, o novo sistema antibloqueio de frenagem geração 9, exclusivo para motocicletas. A novidade tem a metade do tamanho do antecessor e um peso reduzido para 700 gramas.

O ABS geração 9 conta com um sistema modular que permite adotar diferentes variantes, atendendo uma ampla gama de funções. Na prática, pode ser adaptado para uso em qualquer tipo de moto, seja de grande, média ou baixa cilindrada – desde que a moto seja sempre equipada com freios disco e atuação de freios hidráulica.

Com a proteção anti-bloqueio de frenagem lançamento impede que as rodas sejam travadas e permite uma frenagem segura, além de proporcionar uma distância de parada menor. Os sensores de velocidade monitoram as rodas continuamente verificando se irão ou não travar e, se necessário, a unidade hidráulica do sistema reduz a pressão do freio necessária para uma parada segura. Existem variantes especialmente adequadas para máquinas potentes que oferecem, além do aumento de segurança, um aumento em conforto.

Confira o vídeo com a comparação de frenagem com e sem ABS

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati Diavel aparece no Brasil com visual renovado

Será o fim das tradicionais suspensões Marzocchi?

Detran.SP oferece consulta de débitos e restrições

Preço competitivo para a nova moto MXF 250R

Yamaha anuncia recall da XT 660R e da XT 660Z Ténéré

Victory vai além do turismo em drifting promocional

Piaggio acusa Peugeot e Yamaha de plágio

BMW R 1200R fica mais moderna e agressiva

MV Agusta planeja nova plataforma de quatro cilindros

Compre uma moto usada sem medo de ser feliz!

Yamaha anuncia recall da XT 660R e da XT 660Z Ténéré

Preço competitivo para a nova moto MXF 250R

Será o fim das tradicionais suspensões Marzocchi?

Detran.SP oferece consulta de débitos e restrições


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras