moto.com.br

Publicidade:

Acontece

Bosch apresenta tecnologia e pesquisa sobre ABS para motos

25 de July de 2012
Compartilhe este conteúdo:

A empresa Bosch, instalada no país há 58 anos, produz sistemas ABS desde 2006 para os mercados automotivos da América Latina. Devido às altas taxas de acidentes de motociclistas, a empresa conduziu uma pesquisa para investigar a atitude e a conscientização dos motociclistas brasileiros e argentinos em relação a sistema de segurança de frenagem.

O resultado mostrou que o sistema ABS ainda não é amplamente disponibilizado e conhecido nos dois países. Entretanto, os motociclistas demonstraram grande interesse e demanda por informações. Com isso, a empresa investe em tecnologia para aumentar a segurança dos motociclistas.

“Atualmente cerca de 1% das motos vendidas no Brasil e na Argentina são equipadas com ABS. A partir do momento que houver uma demanda crescente para uso do ABS em motos na América Latina, que permita uma base inicial de produção com custos competitivos e preços atraentes, certamente a Bosch irá analisar a possibilidade de produzir o ABS para motos no Brasil”, afirma Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Bosch América Latina.

No ano de 2010 a Bosch iniciou a comercialização de um ABS desenvolvido exclusivamente para motos. Na última terça feira, dia 24 de julho, foi apresentado em Campinas, o novo sistema antibloqueio de frenagem geração 9, exclusivo para motocicletas. A novidade tem a metade do tamanho do antecessor e um peso reduzido para 700 gramas.

O ABS geração 9 conta com um sistema modular que permite adotar diferentes variantes, atendendo uma ampla gama de funções. Na prática, pode ser adaptado para uso em qualquer tipo de moto, seja de grande, média ou baixa cilindrada – desde que a moto seja sempre equipada com freios disco e atuação de freios hidráulica.

Com a proteção anti-bloqueio de frenagem lançamento impede que as rodas sejam travadas e permite uma frenagem segura, além de proporcionar uma distância de parada menor. Os sensores de velocidade monitoram as rodas continuamente verificando se irão ou não travar e, se necessário, a unidade hidráulica do sistema reduz a pressão do freio necessária para uma parada segura. Existem variantes especialmente adequadas para máquinas potentes que oferecem, além do aumento de segurança, um aumento em conforto.

Confira o vídeo com a comparação de frenagem com e sem ABS

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Família de motos Honda CB 500 aparece de cara nova

Linha KTM Duke entra em promoção neste mês

Harley-Davidson apresenta dois novos modelos

Honda anuncia site exclusivo para serviços financeiros

Indian Chief Vintage ganha edição especial Jack Daniel's

Vídeo: Ouça o ronco da nova muscle bike Victory Octane

Duas rodas é o segundo em faturamento no PIM

Yamaha Serow 250 é aventureira de baixo custo

Triumph Tiger 800XRx low seat custa R$ 42.990

701 Vitpilen será a nova moto de rua da Husqvarna

BMW lança head-up display e laser light para motos

Especial: Novo filme nacional leva motos à telona

Retrô Suzuki Van Van ganha motor maior e injetado

Nova Triumph Street Twin ganha versão especial by Pirelli


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras